Giro MF da Série B – rodada 5

O Campeonato Brasileiro Série B 2020 terminou sua 5ª rodada nessa segunda-feira (24). Foram nove jogos em quatro dias, um embate foi adiado por conta de casos positivos de covid-19, caso de Brasil-RS e Sampaio Corrêa. Na rodada, a rede balançou 23 vezes e o G4 teve algumas mudanças. O Paraná segue líder com 11 pontos. Por causa da Copa do Brasil, a competição só retorna na sexta-feira (28).

América-MG 2–1 Oeste

A partida aconteceu na Arena Independência e era de suma importância para as duas equipes, o Oeste buscava sua primeira vitória e o América se consolidar de vez na luta pelo acesso. O primeiro gol saiu aos 21 minutos com Éder Sciola – para se redimir do gol contra da última rodada, Oeste 1 a 0. O empate saiu 10 minutos depois com Rodolfo, o jogador concluiu de cabeça o cruzamento de Daniel Borges e deixou tudo igual no placar, o gol da virada do Coelho só saiu aos 44 minutos da segunda etapa com Marcelo Toscano. Assim, o Oeste continua na zona de rebaixamento com dois pontos e o América se aproxima do G4 com oito pontos.

Ponte Preta 2-1 CSA

O jogo aconteceu no Moisés Lucarelli e tinha a Ponte Preta como grande favorita, afinal o CSA ainda se recupera dos muitos casos de covid-19 no elenco. O primeiro gol da partida saiu aos 5 minutos com Marquinhos e mostrava que os visitantes não estavam tão fragilizados assim. O empate só veio aos 23 minutos depois de belo chute de João Paulo, o jogador ainda contou com a falha do goleiro Thiago Rodrigues pra marcar o tento, 1 a 1. O goleiro ainda se redimiu depois fazendo belas defesas, mas acabou sendo substituído no intervalo. O gol da virada da Ponte Preta veio aos 4 minutos da segunda etapa e o placar seguiu em 2 a 1 até o final.

Ponte conquistou sua segunda vitória na Série B (Rebeca Reis/AGIF)

Avaí 0-2 Cuiabá

O Leão da ilha recebeu o Cuiabá no sábado e perdeu mais uma vez, segunda derrota consecutiva em casa, e a terceira na competição. Vitória importante para os visitantes que agora são vice-líder da Série B, com um jogo a menos. O Avaí novamente não teve uma atuação dentro de casa, não tão desastrosa quanto a última diante do Botafogo-SP. No entanto, mesmo com o Cuiabá adiantando suas linhas, o Avaí conseguiu ter uma saída de bola, muita lenta, mas teve. Repetindo o mesmo erro de acabamento nas jogadas, o Leão da ilha se torna um time previsível. O Cuiabá soube explorar bem os contra-ataques, jogando de forma tranquila, pois não sofria pressão e era muito mais agudo quando tinha a bola. Destaque para o Rafael Gava que fez dois gols, o segundo foi um belo chute no ângulo.

Náutico 3-3 Juventude

O jogo mais interessante da rodada, principalmente pelas várias mudanças no placar. O início foi positivo para o Náutico, aos 9 minutos, Erick aproveita o rebote de Luis Carlos para abrir o placar. Aos 14, Jean Carlos marca o segundo aproveitamento cruzamento, porém logo após, Rafael Silva diminuiu. Aos 40 minutos, Dalberto aproveita erro de passe na defesa para empatar o duelo. No segundo tempo, Dalberto novamente marca para o Juventude, parecia tudo difícil para o Náutico, principalmente após a expulsão de Camutanga. Todavia, Jean Carlos resolveu a parada arriscando de fora da área, 3 a 3.

Botafogo-SP 0-1 Figueirense

O jogo de sábado , em Ribeirão Preto marcou a primeira vitória do Figueirense na competição. No primeiro da partida o jogo foi equilibrado, com os mandantes até um pouco melhores, segundo o SofaScore ambas as equipes tiveram 50% da pose e 6 finalizações, a grande chance do Botafogo foi na bola área aos 15 minutos, uma cabeçada de Wellington Tanque na trave, e no Figueirense de Marquinho, que cabeceou pra fora nos acréscimos. Na segunda etapa, o Botafogo já tentou mais propor o jogo dando ao Figueirense o que ele queria no jogo, espaço para o contra-ataque, isso fica claro na posse, onde Botafogo-SP teve 62% dela, mas o Figueirense chegou com perigo já aos 11 minutos, quando Keké perdeu, mas aos 16 não perdeu e se consagrou. Após o gol o Botafogo assustou principalmente na bola área com o Wellington Tanque aos 26 minutos mas sem sucesso, já o Alvinegro não conseguiu aproveitar novas chances.

Vitória 2-2 CRB

Em Alagoas, o CRB recebeu o Vitória na noite do último sábado. Os dois times buscavam a aproximação com o G4, e protagonizaram um jogo equilibrado, mas com vários problemas, principalmente na troca de passes e finalização. O Galo chegou a abrir a vantagem de 2 a 0 no placar, sendo o segundo gol num pênalti marcado de forma equivocada. Mas nos últimos 5 minutos de jogo, o Leão da Barra reagiu e igualou o placar, chegando ao quarto empate em 5 jogos na competição.

Paraná 0-0 Operário-PR

O único jogo sem gols na rodada 5 foi o clássico paranaense entre Paraná e Operário no Durival Britto. As duas equipes estão no G4 da competição e caso vencesse, a equipe visitante terminaria a rodada sendo líder. O jogo teve muitos chutes, mas pouco aproveitamento de ambas as partes. A equipe paranista teve um domínio da posse, mas não converteu os números em gols. O 0 a 0 garantiu a manutenção da liderança para os locais.

O clássico no Paraná foi o único empate sem gols da rodada (Reprodução/CBF)

Confiança 1-1 Cruzeiro

Em mais um empate na rodada, Confiança e Cruzeiro fizeram um jogo pobre tecnicamente e com gols no primeiro tempo no Estádio Batistão. A equipe visitante começou melhor na partida e chegou a perder um pênalti com Régis antes dos 15 minutos. Aos 25, o camisa 10 cruzeirense se redimiu e deu assistência para o lateral-direito Raúl Cáceres abrir o placar. O Confiança fez seu gol aos 44 minutos da primeira etapa com Reis. Placar final, 1 a 1.

Chapecoense 2-0 Guarani

A Chape contou com muito competência e uma dose de sorte para bater o Bugre na partida de encerramento da rodada da Série B e assumir a segunda posição da competição, com 10 pontos em 4 jogos. Após dominar o primeiro tempo, os catarinenses abriram 2 a 0 com gols de Aylon e Anselmo Ramon aos 40 e 43 minutos, respectivamente. Mesmo com Igor Henrique expulso no início da segunda etapa, o Guarani cresceu e fez um bom segundo tempo e teve a chance de mudar o placar em dois pênaltis, desperdiçados por Júnior Todinho e Giovanny. Derrota com sabor amargo para os comandos de Thiago Carpini, mas que mostra que o time pode crescer muito na competição.

Guarani, sendo derrotado por 2 a 0, perdeu dois pênaltis (Márcia Cunha/ACF)

Classificação

Somente quatro times seguem sem derrotas na competição, os quatro times que compõem o G4 de acesso. São eles: Paraná com onze pontos, Cuiabá (com um jogo a menos) e Chapecoense (com um jogo a menos) com dez pontos e Operário com nove. Quatro times estão com oito pontos: Ponte Preta, CRB, América-MG e Juventude. Fechando a primeira parte, Vitória com sete pontos e Botafogo-SP com seis. O Cruzeiro seguiu na 11ª posição com quatro pontos. Figueirense (com um jogo a menos) e Náutico seguem abaixo com a mesma pontuação. Avaí (com um jogo a menos), CSA (com dois jogos a menos) e Guarani estão com três pontos e fora da zona. No rebaixamento, Brasil-RS (com um jogo a menos) com três pontos, Confiança (com um jogo a menos) e Oeste, ambos com dois pontos. Na lanterna, Sampaio Corrêa (com dois jogos a menos) zerado.

Confira os jogos da rodada 6 da Série B 2020:

Sexta-feira (28)

Oeste e Avaí – 19h15 – Arena Barueri

Cuiabá e Chapecoense – 20h30 – Arena Pantanal

Guarani e Náutico – 21h30 – Brinco de Ouro

Sábado (29)

Juventude e Botafogo-SP – 11h – Alfredo Jaconi

Vitória e Paraná – 16h30 – Barradão

Cruzeiro e América-MG – 19h – Mineirão

Figueirense e Confiança – 19h – Orlando Scarpelli

Sampaio Corrêa e Ponte Preta – 21h – Castelão

Domingo (30)

CSA e CRB – 19h – Rei Pelé

Operário-PR e Brasil-RS – 19h – Germano Kruger

Texto por: Caio RibeiroGabriel Neri, Jean LucasLucas MedeirosMarco SousaRoberto GattiTomaz Morais