Como ser rubro-negro. Entrevista com Marcelo Terra (Flamengo FA)

Sempre começamos uma entrevista pela introdução, pois bem, nunca havia feito uma entrevista com um jogador de futebol americano, logo pensei: vou mandar as perguntas e depois faço a introdução. Não vou fazer uma introdução do texto em si, e sim do conteúdo dele: Uma aula de como ser flamenguista. Ser flamenguista é lutar estando no chão, é acreditar no impossível, é tirar força de pessoas que estão te apoiando, mas você nunca viu na vida. Ser rubro-negro é em muitos momentos abrir mão de ter o melhor, para poder acompanhar o amor maior, é fazer de tudo para levar o nome do Flamengo, sendo na vitória ou na derrota. Obrigado Flamengo FA, na pessoa de Marcelo Terra, por mostrar aos leitores rubro-negros do mercado do futebol que ser flamenguista é mais que ter a camisa e ir ao estádio. Agora vamos ao que interessa.

Mercado do Futebol: Olá Terra, para começar gostaríamos que se apresentasse e nessa apresentação falasse se sempre foi torcedor do Flamengo.

Marcelo Terra: Meu nome é Marcelo Terra, sou wide receiver do Flamengo FA desde de 2014, sou flamenguista desde que me entendo por gente e posso dizer que tenho muito orgulho de hoje poder defender o manto sagrado.

Mercado do Futebol:  Jogo rápido seu time na NFL, seu jogador preferido e o jogador em quem você se inspira ?

Terra:  Torço pro Patriots, eu gosto muito do Rob Gronkowski e meu jogador inspiração é Randy Moss.

Mercado do Futebol: O Futebol Americano era algo pouco divulgado no Brasil até pouco tempo, de onde surgiu seu interesse pelo esporte?

Terra: Fui apresentado ao esporte por volta de 2001, já assistia alguns jogos anteriormente, mas com a criação do carioca bowl (campeonato carioca de futebol americano de praia), onde o esporte começou a acontecer no rio, eu comecei a me interessar mais. Na época eu jogava basquete, onde fui vice-campeão carioca pela equipe de Cabo Frio em 2008 (perdendo a final para o Flamengo), em 2006 comecei a brincar lá em cabo frio com os amigos e jogar pelo cabo frio Rocks, e cada dia fui me apaixonando mais e mais pelo esporte, e hoje não me vejo praticando outra coisa! É um esporte viciante e prazeroso demais de jogar, e pelo Flamengo então? Não há como descrever a sensação de colocar esse manto!

Mercado do Futebol: Como o Flamengo FA é recebido fora do Rio de Janeiro?

Terra: Pela torcida somos recebidos sempre com muito carinho e muito amor. A torcida sempre nos apoia em todos os cantos do Brasil em que jogamos, já nossos adversários sempre nos temem e respeitam muito, pois sabem o peso dessa camisa, e sabem que vão ter que jogar muito para poder bater de frente conosco!

Mercado do Futebol: Terra, sou capixaba e Flamenguista fanático, ou seja, estive no Trintões x Flamengo, aqui no Espírito Santo. Fiquei sabendo que vocês foram para Vitória de ônibus (8 horas de viagem), isso pois o Futebol americano ainda não tem o mesmo investimento que o Futebol e o basquete. Além de longas distâncias percorridas de ônibus, quais as outras dificuldades que vocês encontram?

Terra: Enfrentamos muitas dificuldades financeiras, pois o investimento no futebol americano no Brasil ainda é pouco, mesmo o país sendo o terceiro maior do mundo em público da NFL. Fazemos de tudo para poder jogar fora de casa, vaquinha, rifa, cada um ajudando do jeito que poder para podermos levar o nome do Flamengo onde ele merece estar! No Espírito Santo contra o Tritões enfrentamos 9 horas de viagem, mas quando fomos jogar no Sul foi ainda mais difícil, foram 21 horas de viagem para jogar contra o Jaraguá breakers. Nós chegamos em cima da hora do jogo, a correria foi total e ainda conseguimos sair de lá com a vitória. Enfrentamos muitas dificuldades: patrocínio, local de treino, e outras coisas, mas tudo vale a pena pelo amor ao esporte e a essa equipe.

Mercado do Futebol: Mesmo em meio as lutas existem momentos de alegria e emoção, qual foi o seu momento mais emocionante vestindo o manto?

Terra: A vitória contra o Jaraguá breakers, esse ano, pois eles foram campeões em 2013 ganhando a final da gente. Foi como lavar a alma, literalmente, ver o rosto de felicidade de todos ao fim do jogo, principalmente de quem esteve naquela final, é indescritível.

Mercado do Futebol: O Futebol Americano é um esporte de muita força física e creio que nem todos jogadores consigam se manter somente jogando, já houve casos de um jogador abandonar o time por dificuldades financeiras?

Terra: Nós todos temos nossas profissões, fora o futebol americano. Eu, por exemplo, sou fisioterapeuta, especialista em terapia intensiva. Já vi atletas tentarem desistir do esporte por dificuldade financeira, mas somos uma família, todos se ajudam para que ninguém desista. Somos todos um só, temos um time muito unido, nessa temporada, e não deixamos ninguém de fora dessa família!

Mercado do Futebol: Agradecemos pela atenção e por fazerem de tudo pelo Flamengo e para expandir o Futebol Americano aqui no Brasil. Gostaríamos que deixasse 3 recados: o primeiro aos Flamenguistas que não conhecem o FA, o segundo aos que curtem o FA e são rubro-negros e o terceiro para o pessoal do mercado do futebol

Terra: Quero agradecer a oportunidade de poder falar um pouco sobre esse esporte que cada dia mais cresce no Brasil, muito obrigado ao pessoal do mercado do futebol!
Gostaria de dizer a todos os que fazem parte dessa nação rubro negra e ainda não conhecem o esporte: venham nos conhecer é saber um pouco mais sobre o futebol americano, acompanhem nossos jogos, venham assistir nossos treinos e tenho certeza de que, como nós, irão se apaixonar pelo futebol da bola oval!
A todos que curtem FA, e sabem o quão apaixonante e intenso é esse esporte, venham nos acompanhar, fazer parte dessa família que é o Flamengo FA, estamos sempre dispostos a recebê-los e trocar ideias sobre o esporte e precisamos cada dia mais do apoio de vocês.
Mais uma vez muito obrigado ao pessoal do mercado do futebol, obrigado pelo apoio, e continuem levando informação de qualidade a todos os que são apaixonados por esportes, contamos com vocês! Isso aqui é Flamengo

 

Por Maikon Gonçalves e Larisse Fontana

“Acima de tudo rubro-negro”

Últimos Posts

Palmeiras recusa oferta milionária por Agustín Giay

Depois de um bom tempo sem conseguir jogar bem, Agustín Giay se tornou o titular absoluto da lateral-direita do Palmeiras.…

1 de agosto de 2025

Cuello comemora gol marcado após voltar de lesão, e dedica vitória à Cuca e seu irmão

O atacante também comentou sobre o que representou o gol marcado após um longo período afastado por lesão:

1 de agosto de 2025

Atlético consegue efeito suspensivo e Dudu é reforço para próximos jogos

Em suas redes sociais, o clube divulgou uma nota a respeito do efeito suspensivo obtido, relatando os detalhes do julgamento.

1 de agosto de 2025