Real Madrid

Novo treinador, costumes antigos; a culpa também é do coletivo

Há pouco menos de um mês, o Real Madrid decidiu demitir Julen Lopetegui. O ex treinador saiu do clube carregando consigo toda a culpa do mal futebol apresentado pela equipe merengue. Mas, cinco jogos após sua saída e com um novo treinador no comando da equipe, os mesmo erros foram novamente apresentados. Lopetegui não está mais lá, porém os jogadores continuam. Com a troca de comando e a repetição da fraca apresentação em campo na última partida, a culpa não sobra apenas para o novo treinador. Chegou a hora do elenco assumir a responsabilidade e ver que boa parte dos problemas passam pelo coletivo.

Assim como foi citado pelo capitão Sergio Ramos, a falta de atitude da equipe é algo que incomoda tanto os jogadores como toda a torcida espalhada pelo mundo. Alguns jogadores parecem estar acomodados com os feitos alcançados nas temporadas anteriores, e de longe não estão rendendo o que é esperado ou aquilo que são capazes de mostrar. A torcida merengue acostumou-se com elencos que lutavam em campo e deixava a torcida alegre com o futebol que era demostrado, não o futebol que foi visto durante a era Lopetegui e nessa primeira derrota sobre o comando de Solari. A equipe voltou a parecer um time frágil e incapaz de uma resposta quando sai atrás do marcador. Ipurua (casa do Eibar) não é o Camp Nou, mas o Real Madrid foi massacrado da mesma forma sem qualquer esboço de reação e mostrando uma sensação de fraqueza que deixa no ar a ideia que grande parte dos males permanecem dentro do grupo. A ausência de um protagonista para a equipe branca é cada vez mais sentida. Nenhuma das estrelas da equipe assumiu esse papel depois da saída do português Cristiano Ronaldo, que deixou o poder de ataque da equipe bastante fragilizado. Jogadores como Benzema, Gareth Bale e até o jovem Marco Asensio eram os mais indicados para tal posto, coisa que não aconteceu. Ao que tudo indicava, já que não teríamos um protagonista, então o coletivo iria se sobressair, algo que também não aconteceu com Lopetegui e deu indícios que aconteceria nos quatro primeiros jogos com Solari, mas foi arruinado diante de uma derrota por 3×0 contra o Eibar. Na última partida, os jogadores estavam em silêncio em campo, gol após gol, e a única coisa que se sabia era que não tinha alguém para chamar a responsabilidade e tomar a frente da situação.

Outro fator é o baixíssimo rendimento do setor defensivo do Madrid, assim como os outros setores que também não vão bem. Mas, os defensores estão se destacando pelas repetidas falhas e pelos altos números de gols tomados. Já são 19 gols sofridos no campeonato espanhol, algo que não acontece desde a temporada 2008-2009, “A pior defesa da década”, publicou o Jornal Marca em alusão a temporada feita até aqui pelos defensores. E pra completar a fase não tão boa do setor, todos os defensores de linha já tiveram algum tipo de lesão na temporada tornando ainda mais difícil a vida dos treinadores. Madrid defendeu novamente com fragilidade assim como na era Lopetegui. No mesmo caminho que segue o setor defensivo, também está a parte central do time, falta de criatividade e alguns apagões, principalmente do recém eleito melhor do mundo pela FIFA Luka Modric, que desde o fim da Copa do Mundo na Russia não demostra um bom futebol. Outro problema no setor é o brasileiro Casemiro que se encontra lesionado, o mesmo que é considerado um pilar no meio campo merengue. Com seu poder de marcação, ele libera seus companheiros para ficarem mais livres e ajudar o time no ataque. Sem ele, Solari decidiu apostar em Dani Ceballos improvisado na posição.

O Real Madrid tem pela frente agora a Roma em jogo válido pela Liga dos Campeões da UEFA nessa terça-feira na Itália, uma chance para a equipe mostrar que o jogo contra o Eibar foi só uma turbulência e a equipe voltará a ter uma boa sequência, assim como a anterior com 4 jogos e 4 vitórias, e com um bom aproveitamento em todos os setores do campo.

Matheus Ramos

Estudante de jornalismo, amante do futebol espanhol, em especial do Real Madrid.

Últimos Posts

Com quatro desfalques, Atlético anuncia lista de relacionados para decisão na Sul-Americana

O clube ainda conta com o retorno de Dudu e Fausto Vera, além de João Marcelo, que foram desfalques no…

20 de agosto de 2025

Lyanco tem lesão muscular confirmada na coxa esquerda e pode ser desfalque em duelos pela Copa do Brasil

Lyanco sentiu dores na coxa esquerda durante a vitória por 2 a 1 na última quinta-feira (14) contra o Godoy…

18 de agosto de 2025

Hulk fala sobre saída de Igor Rabello do Atlético e destaca profissionalismo do zagueiro

Por fim, o atacante elogiou a passagem de Rabello pelo Galo, destacando o profissionalismo do mesmo no clube.

18 de agosto de 2025