|

STJD proibe Santos de jogar com torcida por 30 dias

O presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), José Perdiz, decidiu, nesta quinta-feira (22), que o Santos jogará sem torcida por, ao menos, 30 dias. A punição presseguirá até que as confusões do clássico contra o Corinthians sejam finalizadas pelo STJD.

Além disso, a proibição não vale apenas para partidas na Vila Belmiro, mas também para partidas do Peixe fora de casa. A informação é do ge.

Sendo assim, a procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva denunciou o Peixe por causa dos objetos arremessados no gramado durante a derrota por 2 a 0 para o Corinthians, em jogo da 11ª rodada do Brasileirão.

A denúncia solicita a indiciação do Santos com base nos parágrafos I e III artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD):

  • I — desordens em sua praça de desporto;
  • III – lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo.

Por conta dos incidentes envolvendo os torcedores, a partida precisou ser encerrada elo árbitro Leandro Pedro Vuaden aos 44 minutos do segundo tempo.

A puniçãoo em casos como esses, normalmente, é de até R$ 100 mil em multa. Além disso, dependendo da gravidade, pode ocorrer a perda de mando de campo de um a dez jogos. No entanto, a punição do Santos deverás ser maior, já que é um caso reincidente.

Vale lembrar que em julho do ano passado, também em uma partida contra o Corinthians, válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil, algo parecido aconteceu. Os torcedores, na ocasião, atiraram rojões e sinalizadores no gramado. Algumas pessoas também invadiram o campo e agrediram o goleiro Cássio.

Na época, o STJD puniu o Peixe com dois jogos da Copa do Brasil com portões fechados, e uma multa de R$ 35 mil.