Giro MF da Série B – rodada 8

O Campeonato Brasileiro Série B 2020 terminou sua 8ª rodada nessa segunda-feira (7) com três triunfos de visitantes. Foram 23 gols em 10 jogos, média de 2,3 gols por partida. O Paraná venceu e assumiu a liderança da segundona. Já o Cruzeiro empatou com o CRB e demitiu Enderson Moreira. Agora todos os times tem ao menos uma derrota.

 

Figueirense 0x1 Paraná:

O jogo que abriu a rodada no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis trouxe à competição um novo líder o Paraná que superou o Figueirense. Com uma primeira etapa de muitas faltas e cartões, entretanto sem chances reais de gol. Já para o segundo tempo, o técnico Elano tirou Gabriel Barbosa e Gabriel Lima para entrada de Pedro Lucas e Keké, os mesmos deixaram o Alvinegro mais ofensivo, mas após falha de Elyser na defesa Bruno Gomes deu números finais para o partida.

 

Ponte Preta 1×0 Botafogo-SP:

O jogo entre paulistas aconteceu em Campinas, no estádio Moisés Lucarelli e prometia ser bastante interessante. A macaca era considerada favorita do confronto, mas o Botafogo não seria um adversário fácil, afinal o time vem tendo uma campanha acima do esperado na Série B. A partida foi marcada por muito equilíbrio, a Ponte Preta terminou com 52% de posse de bola e com 11 finalizações, enquanto os rivais finalizaram 18 vezes. O único gol do confronto saiu apenas aos 47 minutos do segundo tempo, Gilson fez uma grande lambança e acabou marcando gol contra, dando a vitória para a Ponte Preta.

 

Oeste 1×3 Juventude:

A partida aconteceu na Arena Barueri na manhã do sábado, dia 5. O placar foi aberto logo aos 11 minutos, os visitantes marcaram com Breno Lopes e esse foi o único gol da primeira etapa. No segundo tempo o Oeste até buscou o empate mas foi o Juventude quem novamente marcou, Gustavo Bochecha fez o 2 a 0 aos 26 minutos e aos 43, Samuel Santos marcou o terceiro. Para a situação não ficar tão feia o Oeste ainda diminuiu aos 48 minutos, o gol foi marcado por Bruno Alves depois de receber belo passe de Fabricio Oya. O Oeste é o lanterna da Série B com apenas 3 pontos, já o Juventude ocupa a nona colocação com 12 pontos.

 

CSA 1×1 Confiança:

A partida de Alagoas era um confronto direto na parte de baixo da tabela, os mandantes tiveram como “fato novo” a estreia de Argel Fucks, o novo treinador da equipe. Em campo, com marcação bem postada, o time de casa conseguiu aproveitar um vacilo da defesa do Confiança em jogada de Pedro Júnior, que abriu o placar do jogo. Na etapa complementar, Marquinhos que havia entrado no intervalo recebeu 2 amarelos em 15 minutos de jogo, resultando em sua expulsão que fez o time adversário ganhar confiança na partida, empatar e quase virar o jogo que terminou 1×1, sendo um resultado ruim pra ambas as equipes, que tentam fugir do Z-4 nesse início de campeonato.

 

Vitória 4×2 Cuiabá:

A partida entre Vitória e Cuiabá ficou marcada por derrubar o último invicto da competição. O time auriverde vinha fazendo uma campanha surpreendente nessa Série B, era o único time que ainda não havia sido derrotado, visto que o Vitória conheceu sua primeira derrota na rodada anterior. Como era de se esperar, o jogo foi bastante movimentado, e o rubro-negro baiano foi quem inaugurou o placar, mas minutos depois viu seu próprio zagueiro marcar contra, e logo após João Victor, outro zagueiro, voltou a colocar o Leão na frente. A partir a arbitragem se tornou protagonista do jogo, com distribuições generosas de cartões e marcações polêmicas. Logo no inicio do segundo tempo os visitantes empataram, mas o time da casa voltou a ficar a frente com gole de Carleto e depois fechou o placar já nos acréscimos. O saldo final da partida foram 10 cartões amarelos e 3 vermelhos, com o time baiano se aproximando do G-4.

 

Sampaio Corrêa 1×0 América-MG:

A quebra de invencibilidade aconteceu quando poucos acreditavam. Porém, antes do gol da Bolívia Querida, o América Mineiro chegou em algumas oportunidades com Rodolfo e Zé Ricardo. Caio Dantas teve sua primeira chance aos 37 minutos do primeiro tempo, mas sem êxito, todavia no segundo tempo aos 6 minutos, ele não desperdiçou e de carrinho abriu o placar da partida. Depois da marcação, o Coelho até buscou o empate com Léo Passos e Vitão, mas Gustavo passou ileso.

 

Operário-PR 1×2 Guarani:

O duelo entre Fantasma e Bugre iniciou com uma pressão do clube paranaense em chegadas de Roger, porém ele não marcou. Mas Thomaz aos 23 minutos abriu os trabalhos com belo chute colocado superando Rafael Pin, apesar do resultado positivo, Ricardo Catalá aos poucos foi colocando seu time a frente. O resultado disso aconteceu aos 40 minutos, Junior Todinho finalizou e Rodrigo Viana até tentou defender, mas sem sucesso, empate. No segundo tempo, o atacante do Guarani novamente aproveitando de cabeça o cruzamento e marcando o tento do triunfo fora de casa, depois disso, o clube do Paraná e de São Paulo tentaram, contudo sem alterar o marcador.

 

Brasil de Pelotas 2×1 Náutico:

Para quem esperava um Xavante abatido se enganou. Apesar que o Náutico buscou seu primeiro tento com Salatiel no início, logo após a tentativa de Mateus Oliveira, Sousa aproveitou para arriscar de longe e abrir o placar da peleja. Tirando isso, Camutanga escapou de ser expulso em lance com Gabriel Poveda, os jogadores do Brasil de Pelotas queria que a regra do último jogador fosse aplicada. Com 11 jogadores de cada lado e muitas substituições, os 5 primeiros minutos do segundo tempo foram intensos, Dadá aproveitando o rebote de Rafael Martins empatou o duelo, porém logo após penalidade para o clube gaúcho, Gabriel Poveda marcou chutando no lado esquerdo rasteiro. O Timbu até tentou o empate, mas não conseguiu.

 

Chapecoense 1×0 Avaí:

Chapecoense e Avaí voltarão a se encontrar, mas agora era pelo o Campeonato Brasileiro da Série B, o Índio do Oeste tentava a sua recuperação em casa diante do Leão da Ilha, após perder para o Cuiabá de virada no final. Já o Leão da ilha, tentava manter a sequência de bons resultados para conseguir se aproximar do pelotão de cima. O jogo era uma partida entre duas grandes equipes do futebol Catarinense, em outras palavras, um clássico. A partida fez por onde, um jogo muito truncado, poucas chances de gols, e ambas as equipes muito mais preocupadas em se defender do que atacar. Em uma das poucas chances que teve, a Chapecoense não perdeu, pegou a zaga avaiana fora de posição, Perotti passou por alta velocidade nas costas do Ralf e tocou na saída do goleiro.

 

Cruzeiro 1×1 CRB:

A era Enderson Moreira acabou rapidamente com somente 12 jogos e até 6 vitórias no comando, agora chega Ney Franco para tentar ajustar os ponteiros contra o Vitória. A última partida do treinador foi sem grandes aspirações, antes do gol de Marcelo Moreno aos 36 minutos somente teve uma chegada do meia Maurício. O que parecia um resultado interessante com o cabeceio do boliviano foi se tornando um jogo difícil contra o time comandado por Marcelo Cabo, tanto que Luidy e Bill tiveram suas chances de empatar, mas sem sucesso. Aos 39 minutos do segundo tempo, o empate aconteceu erro defensivo do Cruzeiro e Léo Gamalho aproveitou para igualar o placar.

 

Texto por: Caio RibeiroJean LucasLucas MedeirosRoberto GattiTomaz Morais.