Un día como hoy: Messi se tornava o máximo goleador da Argentina
Lionel Andrés Messi Cuccittini, ou simplesmente Leo Messi, é o maior artilheiro da história da Seleção Argentina. O argentino nascido em Rosário, na Província de Santa Fé, Argentina, tem 70 tentos pela albiceleste. Há quatro anos, na Copa América de 2016, a Copa América Centenário, nos Estados Unidos, ele conquistava o posto de goleador máximo superando Gabriel Batistuta.
Un día como hoy, em uma linda cobrança de falta contra os Estados Unidos na semifinal, ele entrava ainda mais para a história. Messi está a um gol de chegar ao número 700 na carreira e deve conseguir esse feito nas próximas partidas pelo Barcelona, seu único clube na carreira. A categoria Un día como hoy rememora datas importantes, títulos, gols e outras curiosidades do futebol da América Latina que ocorreram no passado. Confira a última no link abaixo:
O gol que superou Batistuta
A Argentina vinha de dois vices-campeonatos nos dois anos anteriores ao gol histórico (Copa do Mundo de 2014 e Copa América de 2015) e tentava buscar uma conquista. A campanha na Copa América Centenário, nos Estados Unidos, começou no grupo D, que também tinha o Chile, Panamá e Bolívia. O time albiceleste passou em primeiro com três vitórias: 2 a 1 nos chilenos, 5 a 0 nos panamenhos e 3 a 0 nos bolivianos. Leo fez três tentos na primeira fase. Na fase seguinte, de quartas de final, a Seleção de Messi bateu a Venezuela por 4 a 1 e ele fez mais um.
Assim, chegamos no dia 21 de junho de 2016, no Estádio de Houston, contra os donos da casa, a Seleção Estadunidense. Como era esperado, foi um passeio da Argentina, 4 a 0. Ezequiel Lavezzi, em assistência de Messi, fez o primeiro aos três minutos. No segundo tempo, Gonzalo ‘Pepita’ Higuaín marcou dois, um com assistência do 10. Entre eles, o rosarino de 28 anos à época fez a história.
Aos 15 minutos, ele sofreu uma falta frontal mais para a esquerda a cerca de 25 metros da linha do gol. A falta não era tão propícia para um canhoto bater, só que Messi sabe o que faz. A barreira protegia o canto direito do goleiro e o 10 argentino mandou no canto do goleiro, no ângulo, no canto mais difícil de acertar. Um golaço para se tornar o maior goleador da história celeste y blanca. Confira a jogada completa abaixo:
Com o gol, Leo Messi ultrapassava Gabriel Batistuta, que tem 54 gols pela Argentina. Após chegar ao seu 55° gol, o capitão argentino fez mais quinze e hoje tem 70 tentos com a equipe do atual treinador Lionel Scaloni.