Un día como hoy: o Uruguai conquistava a Copa do Mundo de 1950
Uma das histórias mais lembradas do futebol mundial completa 70 anos neste 16 de julho de 2020, o Maracanazo. Em uma tarde de 1950, Brasil e Uruguai jogavam a partida que valeria como a final da primeira Copa do Mundo sediada em solo brasileiro. O resultado foi a alegria dos visitantes e a tristeza dos locais.
Un día como hoy rememora grandes datas, jogos, feitos, aniversários e gols do futebol sul-americano. E o de hoje é mais que especial: 70 anos do tetracampeonato mundial do Uruguai (bicampeonato da Copa do Mundo) e também o marco do jejum da Celeste Olímpica, que nunca mais chegou à glória de um mundial.
Copa de 50
O Brasil sediou sua primeira Copa do Mundo em 1950, a segunda foi em 2014. Muito menor em número de participantes que a atual, o mundial de 50 teve apenas dez seleções em quatro grupos. Seriam 16, mas três desistiram pouco antes de a bola rolar. Ao todo, eram seis cidades-sede: Rio de Janeiro (Maracanã), São Paulo (Pacaembu), Belo Horizonte (Independência), Curitiba (Durival de Britto), Porto Alegre (Eucaliptos) e Recife (Ilha do Retiro).
O Brasil estava no grupo 1 com Yuguslavia, Suíça e México. O grupo 2 tinha Inglaterra, Estados Unidos, Chile e Espanha. O grupo 3 tinha Itália, Suécia e Paraguai. O grupo do Uruguai era o 4 e só teve uma partida, Uruguai e Bolívia. Os primeiros de cada chave avançavam para o quadrangular final. A Copa de 50 foi a única sem uma final propriamente dita. Brasil, Uruguai, Espanha e Suécia chegaram para a disputa dos três jogos finais.
Os dois favoritos eram os sul-americanos e após duas rodadas, veio a certeza de que o título ficaria no continente. O último jogo ganhou ares de final, apesar do regulamento não prever. O Brasil ganhou seu primeiro jogo por 7 a 1 da Suécia e o Uruguai empatou por 2 a 2 com a Espanha. A segunda rodada foi de vitória para ambos, Celeste Olímpica 3 a 2 nos suecos e outra goelada da seleção local por 6 a 1 nos espanhóis. A terceira rodada definiria tudo.
Maracanazo
Às 15 horas do dia 16 de julho de 1950, Brasil e Uruguai davam inicio ao jogo que ficaria para a história. No outro embate no mesmo horário, A Suécia conquistou seu terceiro lugar. Por jogar em casa e ter a torcida a seu favor, a Seleção Canarinha era favorita. 200 mil pessoas estavam presentes naquele jogo.