Cada vez mais os times japoneses procuram novos nomes para fortalecer seu elenco, dentre eles os brasileiros chegam com força
Kawasaki Frontale:
Iniciando a parada com o atual bi-campeão nacional, que contratou o zagueiro Jesiel ex-Paraná, o lateral-direito Maguinho ex-Vila Nova, o meia Caio César ex-Tombense-MG (25 jogos e 3 gols em 2018) e o atacante Leandro Damião (a principal dos reforços já tem 150 tentos na carreira e passagem pela seleção).
Foto: SC Internacional.
Sanfrecce Hiroshima:
O lateral-direito sueco Emil Salomonsson deixou o IFK Goteborg e o atacante Douglas Vieira ex-Tokyo Verdy (passou três temporadas e foi bem na segunda divisão japonesa). O vice-artilheiro Patric com 20 gols permanece no atual segundo colocado da competição.
Foi terceiro lugar, mas campeão asiático e semifinalista do Mundial Clubes. O time gerido também por Zico manteve a base com o volante Léo Silva, o meia Serginho e o atacante Leandro.
Foto: Kashima Antlers.
Consadole Sapporo:
O meia tailandês Chanathip Songkrasin (destaque com passagem pela seleção em 41 partidas) permaneceu e para acrescentar os atacantes Lucas Fernandes ex-Vitória e Anderson Lopes ex-FC Seoul (Coréia do Sul). A priori deverá manter a surpresa do quarto lugar na temporada passada. O treinador é o sérvio Mihailo Petrovic.
Oswaldo de Oliveira apesar querer ir mais longe com a equipe (ficou em quinto lugar), manteve a base de estrangeiros com o zagueiro Maurício e os atacantes Fabrício, o curaçauense Quenten Martinus e o australiano Andrew Nabbout.
FC Tokyo:
O sexto colocado permaneceu com a dupla de ataque Diego Oliveira e Lins (aquele mesmo ex-Criciúma, o Linswandowski).
Cerezo Osaka:
O volante argentino Leandro Desábato ex-Vasco e o meia-atacante Bruno Mendes ex-Guarani são os novos nomes do clube. O zagueiro croata Matej Jonjić e o volante Souza ex-Palmeiras e Cruzeiro continuam no elenco.
Shimizu S-Pulse:
O treinador sueco Jan Jönsson permanece, porém vem campeão para ajudar o atual oitavo lugar. O lateral-direito Elsinho acertou com o clube, após ser bi-campeão com o Kawasaki (inclusive sendo o melhor da posição). Os atacantes Crislan e Douglas, além do norte-coreano Jong Tae Se (aquele que chorou na Copa do Mundo de 2010 ao ouvir o hino do seu país) formam um ataque perigoso.
O atacante Ademílson (revelado no São Paulo) é o único estrangeiro fora da Ásia, então se preparem que pode vir novidades nesta equipe.
Vissel Kobe:
Apesar de possuir o maior nome do futebol japonês, o modesto décimo lugar aconteceu. Para mudar isso se trouxe o treinador espanhol Juan Manuel Lillo, além disso tem no elenco os astros Andrés Iniesta, David Villa e Lukas Podolski, completando o atacante Wellington Tanque. Ainda existe a indefinição no caso do meia Wescley (se retorna ou não ao Ceará). O clube tem tudo para fazer a diferença no campeonato.
Vegalta Sendai:
O time quer ao menos permanecer, se não continuar ali no décimo primeiro lugar. Contratou o volante moçambicano Simão Mate ex-Al Ahli SC (Catar) e permaneceu com o atacante Ramon Lopes.
Yokohama F-Marinos:
O técnico grego naturalizado australiano Angelos Postecoglou continua na equipe que contratou o lateral-direito sérvio Dušan Cvetinović ex-Lens (França) e o atacante Marcos Junior (revelado no Fluminense). No mais, o zagueiro Thiago Martins (empréstimo junto ao Palmeiras) e o meia russo Ippei Shinozuka permanecem.
A dupla de defesa é brasileira, contratado vindo do Shimizu S-Pulse, Leandro Freire e Rafael Dumas (que estava acertado com o Figueirense). Para completar, o décimo terceiro colocado trouxe o meia Leleu (campeão da Libertadores em 2013 com o Atlético Mineiro).
Sagan Tosu:
Já chegando próximo no limítrofe do rebaixamento, o time trouxe o zagueiro croata Nino Galović, além do treinador espanhol Lluís Carreras Ferrer ex-Nàstic Tarragona. No ataque, possui a lenda espanhola Fernando Torres e o atacante colombiano Victor Ibarbo.
Foto: Sagan Tosu (Japão).
Nagoya Grampus:
Conta com o atual artilheiro da competição, o atacante Jô com 23 gols. Além disso permaneceu com o goleiro australiano Mitchell Langerak, o zagueiro Willian Rocha, o volante Eduardo Neto e o meia Gabriel Xavier. Em termos de contratações trouxe o meia-atacante Mateus Castro ex-Omiya Ardija (J-League 2).
No confronto do descenso contra o vencedor do playoff da segundona, Toyko Verdy se manteve na primeira divisão. A base com o goleiro polonês Krzysztof Kamiński, o lateral-esquerdo turco Eren Albayrak, o meia uzbeque Fozil Musaev e o atacante Adaílton (quinto ano seguido no clube) permanece.
Matsumoto Yamaga:
O atual campeão da J-League 2 não investiu muito e permaneceu com dupla brasil importantes, os meios-campistas Serginho ex-Palmeiras e Paulinho ex-Grêmio.
Oita Trinita:
Para finalizar, o vice-campeão da segunda divisão japonesa possui um estrangeiro sul-coreano, o goleiro Mun Kyung-gun.