Conheça o Independiente, adversário do Fortaleza na Sul-Americana

O Rey de Copas e o Leão vão se enfrentar na primeira fase da Sul-Americana com a ida em Avellaneda e a volta no Castelão

O Club Atlético Independiente é o personagem da vez na série que o Mercado do Futebol está fazendo dos adversários dos times brasileiros na Sul-Americana. O time argentino vai enfrentar o Fortaleza, nesta quinta-feira (13), às 21:30 (horário de Brasília), no Libertadores de América, pelo jogo de ida da competição. A volta será no dia 27 de fevereiro, no mesmo horário, no Castelão.

O Rey de Copas é o último a ser falado nesta primeira fase. Antes, conheça mais da história do Unión de Santa Fé, Unión La Calera, Oriente Petrolero e do Sol de América clicando nos links que estão nos nomes das equipes.

História

O Independiente é um dos gigantes da América do Sul. O Rojo de Avellaneda tem sete Libertadores e se notabiliza pelas copas conquistadas. O Clube foi fundado em 4 de agosto de 1904, mas sua data oficial de fundação é 1 de janeiro de 1905.

A equipe surgiu da vontade de jovens argentinos que foram impedidos de jogarem futebol em um time da loja ‘A la Ciudade de Londres’. À época, era normal as grandes lojas terem equipes de futebol. No entanto, a quantidade de pessoas, impossibilitou os trabalhadores mais pobres de jogarem e eles queriam independência.

Assim, em agosto de 1904, no Armazém dos irmãos Telésforo e Policarpo Fuerte foi feita a primeira reunião do clube que viria a ser chamar Independiente Football Club. Confira mais detalhes da história abaixo.

O crescimento do Independiente veio por volta dos anos 1960 e a grande fase durou até a década de 1980. Neste período, o time de Avellaneda ganhou suas sete Libertadores da América e grande parte de seus campeonatos nacionais.

Em meio a tantas Copas nas décadas de 60 e 70, o Independiente é, até hoje, um dos dois clubes que tem a taça da Libertadores da América. Em 1974, após chegar em sua terceira conquista seguida e sua quinta na história, obteve o direito de ficar com a taça ‘original’ e não uma réplica como os campeões recebem. Além do CAI, o Estudiantes de La Plata é o outro com esse privilégio.

La Cancha

O Rey de Copas já passou por várias canchas em sua trajetória. A ponto de curiosidade, a primeira não foi em Avellaneda. Somente por volta de 1925 que o Rojo chegou na região.

Assim, o atual estádio é o Libertadores de América, que tem capacidade para 52 mil pessoas. Ele tem uma arquitetura diferente das que nos acostumamos a ver na América do Sul, mas mantém a tradição de ser um ‘caldeirão’.

(Reprodução/Superesportes)

Para saber mais sobre os estádios do Club Atlético Independiente, confira duas matérias que contam a história de cada cancha nos links abaixo:

Participações em Sul-Americana

O Independiente é um dos maiores campeões da Copa Sul-Americana. São duas taças conquistadas diante de brasileiros. Uma em 2010 contra o Goiás e outra em 2017 contra o Flamengo.